Make your own free website on Tripod.com

Clube DataRo de Ciclismo
Curriculo Hugo

Home

9ª Volta do Litoral
Quem somos...
Atletas DataRo/Blumenau
Fale conosco
Links para ciclistas
Provas e Resultados
Fotos de Provas
Calendário Internacional UCI

Mensagem inicial

 

A VONTADE DE SE TORNAR ALGO MELHOR A CADA DIA É O QUE FAZ DO SER HUMANO UMA MÁQUINA DE SONHAR.

PROJETAR IDÉIAS E DESEJOS E LUTAR PARA TRANSFORMAR O QUE UM DIA FOI UM SIMPLES PENSAMENTO EM UMA SITUAÇÃO REAL.

NUNCA DESISTIR DE ALGO QUE SE DESEJA MUITO E QUE SE ALMEJA FAZER PARTE DA VIDA. O SER HUMANO SONHA!

MAS SE ELE APENAS SONHASSE NUNCA SABERIA DO QUE É CAPAZ, É PRECISO CONQUISTAR OS SONHOS.

 

HUGO PRADONETO

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO

 

Este portfólio tem como objetivo demonstrar o potencial do ciclista de elite HUGO PRADONETO, através de sua estória, objetivos, resultados, experiência esportiva e acadêmica.

Apresenta, através de clippings, como o atleta já cativou o interesse da mídia, não só no Brasil como no exterior, onde compete há 06 anos.

 

DADOS DO ATLETA

            Hugo Alves Prado Neto

            24 anos (19.10.78)

            Brasileiro

            Solteiro

Graduado em Ciência do Esporte e dos Exercícios, com honras, pela Universidade da Flórida/USA (maio de 2002)

3.4% de gordura corporal (testado em nov/01 no Laboratório de Exercícios Físicos           da Universidade da Flórida)

VO2 MAX acima de 80 ml/min (testado em dez/01 no Laboratório de Exercícios   Físicos da Universidade da Flórida)

            Peso: 67 kg

            Altura: 1,74 m

Numero/tamanho de camisa - P
Numero/tamanho de shorts - M
Numero de calçado 42 brazil-44 europa
Numero do quadro da bike -54

 

METAS

 

  • Ser campeão mineiro de ciclismo.
  • Ser campeão brasileiro de estrada e contra-relógio.
  • Classificar entre os 5 primeiros na Volta de Santa Catarina.
  • Classificar  entre os 5 primeiros na Volta do Rio de Janeiro.
  • Rankiar  entre os 5 melhores ciclistas do Brasil.
  • Classificar entre os 10 primeiros em corridas internacionais de estágio (vários dias de corrida consecutivos), especialmente,  as mais importantes dos EUA.
  • Participar das Olimpíadas de 2008.
  • Participar da Volta da França (meu maior objetivo como atleta).

 

O ATLETA

 

O atleta iniciou-se desde cedo nos esportes. Praticou bicicross, passou pelo voleibol, basquetebol, futebol e mountain bike. Recebeu menções honrosas das Escolas Americanas onde estudou, inclusive no Kentucky/USA, sendo escolhido em 1996 e 1997 como MOST VALUABLE PLAYER em futebol. Na Escola Americana de Belo Horizonte, onde concluiu o High School, também foi considerado, várias vezes,  o melhor atleta.

Aceito pelo Valencia Community College, mudou-se para Orlando/Flórida em agosto de 1997, iniciando o Curso de Ciência dos Esportes e do Exercício, concomitante à prática do esporte que escolheu como seu objetivo: o Triathlon.

Devido ao grande destaque no ciclismo do Triathlon (vide resultados anexos), o atleta decidiu concentrar suas habilidades atléticas no ciclismo. Desde então, Hugo subiu da categoria 5 para a PRO 1 em apenas 2 anos no ciclismo.

O atleta não fuma, não ingere bebida alcóolica e é extremamente dedicado aos treinos diários.

A alimentação é feita rigorosamente de acordo com as recomendações de Carmen Zita Pinto Coelho, nutricionista com aperfeiçoamento em nutrição esportiva no Brasil e exterior.

Atualmente Hugo está sendo treinado por Dean Golich, considerado um dos melhores técnicos de ciclismo do mundo, tendo em seu portfólio vários atletas campeões mundiais, tais como: Alison Dunlap, Roland Green e Mari Holden.

Apesar de todas as dificuldades o atleta deixou de participar de várias competições por falta de condições financeiras tem participado de premiações em dinheiro em numerosas corridas que tem competido.

Obteve êxito, também, nos estudos acadêmicos terminando seu primeiro ano (1998) com nota B em todas as matérias, obteve o GPA de 3.13 em 4.0 e constou do Quadro de Honra do Valencia Community College no final do semestre de 1999, quando foi aceito para o curso de Ciência dos Esportes e do Exercício na conceituada Universidade da Flórida, a partir de janeiro/2000.

Concluiu o 1o. semestre de 2000 com nota A em todas as matérias, recebendo inclusive o prêmio Presidents Honor Roll como um dos 200 melhores estudantes internacionais entre 2.600 estrangeiros que estudavam na Universidade da Flórida.

Concluiu o 2o. semestre de 2000 com nota A (GPA 4.0 em 4.0).

Hugo residiu também em Colorado Springs/Colorado-USA para treinar em altitude e montanha, além de estar trabalhando no CTS (Carmichael Training Systems) como um dos técnicos responsáveis pelo treinamento de aproximadamente 900 atletas. Vale ressaltar que o CTS e seu proprietário (Carmichael) são os responsáveis pelo treinamento do atleta Lance Armstrong (americano vencedor por 4 vezes da Volta da França).

Hugo graduou-se em maio de 2002 com GPA 3.86 em 4.0, o que o classificou como um dos 10 melhores de sua turma (TOP TEN).

Além do português e inglês, o atleta tem bons conhecimentos de espanhol.

 

 

FORMAÇÃO ACADÊMICA

 

Bachelors Degree em Exercise and Sports Sciences(Ciências dos Esportes e do Exercício) com  ênfase em Fisiologia Esportiva pela Universidade da Flórida, Colégio de Saúde e Performance Humana, uma das mais respeitadas universidades do mundo na área de Fisiologia do Exercício.

Hugo graduou com Honra obtendo um GPA de 3.82/4.0 e ficou entre os melhores 10% de sua turma.  Hugo possui vários awards acadêmicos:

 

-International Students award 19 de Abril de 2000.  Um prêmio dado aos estudantes internacionais de destaques da Universidade da Florida. 

 

-Presidents Honor Roll no primeiro semestre de 2000.  Um prêmio dado do Heitor da Universidade aos estudantes que conseguem a maior nota (GPA 4.0) durante um período de um semestre.

 

-Thomas F. Hayes Memorial Undergraduate Scholarship em 26 de Janeiro de 2001.  Prêmio dado ao melhor ciclista/estudante da Universidade da Florida.

 

 

-Membro da Golden Key Honor Society por excelência no estudo acadêmico. Vale ressaltar que faz parte dessa sociedade todos os presidentes norte americanos.

 

-Presidents Honor Roll no segundo semestre de 2002.  Um prêmio dado pelo Heitor da Universidade aos estudantes que conseguem a maior nota (GPA 4.0) durante o período de um semestre.

 

PROFISSÃO

Hugo inicou sua carreira profissional cumprindo estágio na empresa mais respeitada e bem sucedida do mundo na área de treinamento esportivo, especializada em esportes de resistência, tais como: ciclismo, triathlon, moutain bike, adventure race, maratona dentre outros.  A Carmichael Training Systems(CTS) foi fundada pelo respeitado Chris Carmichael , técnico do Tetra campeão da Volta da França. 

 

Atualmente Hugo trabalha como um dos técnicos do CTS e acompanha o desenvolvimento esportivo de mais de 35 atletas em todo o mundo, via internet/telefone.  Seu trabalho como técnico envolve:

 

  • análise de testes fisiológicos dos atletas;
  • montagem de planilha de treino para o atleta;
  • análise das corridas do atleta(muita subida, longa, asfalto ruim, adversários, etc) para melhor preparar a planilha anual do atleta;
  • recomendações de nutrição esportiva(Exemplo: dicas do que comer antes durante e depois de uma competição longa)
  • análise de arquivos como sistema alemão inovador no treinamento de ciclismo SRM e medidores de batimento cardiaco Polar; 
  • recomendações e análises de equipamentos(Exemplo:  qual e a melhor roda para fazer corridas longas com muitas subidas?  Ou qual o melhor quadro de bicicleta para fazer um Contra-Relógio no plano?);
  • enviar arquivos com estudos sobre vários assuntos ligados ao treinamento aos atletas para que eles tenham mais sabedoria e noção do significado e objetivo de cada tipo e fase de seus treinamentos;
  • manter os atletas sempre motivados (Exemplo: proporcionar exemplos de outros atletas que ultrapassaram barreiras para  conquistarem seus sonhos e objetivos);
  •  ajudar os atletas a definir objetivos realistas e reais para a temporada de acordo com análises fisiológicas, o passado atlético de cada atleta e suas experiências e resultados em competições.

 

Além de trabalhar para a CTS, Hugo tem a sua própria companhia de orientação esportiva no Brasil, a Overthetop Consultoria Esportiva.(vide anexo)

 

 

RESULTADOS

 

O objetivo aqui  é apresentar TODOS os resultados do atleta HUGO PRADO NETO, desde o tempo em que praticava o Triathlon. O motivo é demonstrar ao interessado a enorme bagagem (base esportiva) que o atleta possui.

 

Em termos de performance no esporte, considerando principalmente o talento e a genética previlegiada de HUGO para o ciclismo, o ano de 2002 foi um período de resultados extremamente significativos.

 

Em 2002, no seu ano de estréia no circuito profissional de ciclismo norte-americano HUGO disputou com os melhores ciclistas sem apoio financeiro e sem nenhuma ajuda de outro ciclista (equipe).

 

 Os resultados de 2002 mostram um  futuro promissor para o atleta HUGO PRADONETO.

 

A seguir, os resultados:

 

RESULTADOS REF. AO 1O. ANO DE TRIATHLON (1998 e 1999)

HUGO ALVES PRADO NETO

 

Competição

Local/data

No. De

Competid.

Geral

 

Classif.

Geral

No.competid.

Categoria

Classif.

Categ.

Gatorade Triathlon

St. Augustine, FL  17/05/98

130

15 o

5

1o

Clermont Triathlon

Series # 1

Clermont,FL

07/06/98

715

29 o

12

1o

Rio de Janeiro

Duathlon(seletiva p/mundial)

Rio de Janeiro

05.07/98

 

 

10

2o

Clermont Triathlon

Series #3

Clermont, FL

09/08/98

700

44 o

13

2o

Gatorade Triathlon S.

Siesta Key,FL

23/08/98

400

20 o

4

1o

Clermont Triathlon S. #4

Clermont, FL

30/08/98

900

4 o

7

1o

Gatorade T.S.

Daytona Beach,FL/13/9/98

200

10 o

3

1 o

Florida Challenge Triat.

(1/2 Ironman)

Clermont, FL

20/09/98

600

36 o

5

1 o

 

RESULTADOS REF. AO 1O. ANO DE TRIATHLON (1998 e 1999)

HUGO ALVES PRADO NETO

Competição

Local/data

No. De

Competid.

Geral

Classif.

Geral

No.competid.

Categoria

Classif.

Categ.

Carney Island Triathlon

Obs.: melhor tempo no ciclismo

11/10/98

65

2o

3

1 o

Batle of Bridges

Triathlon

Obs.:melhor tempo no ciclismo

Meubourne,FL

18/10/98

300

3 o

4

1 o

Gatorade Triathlon S.

Marathon, FL

07/11/98

350

6o

10

1 o

Off Road Duathlon Series

Orlando, FL

Fev/99

200

1o

 

 

Great Clermont Triathlon XVI

Obs.: fez o 2o.melhor tempo no ciclismo, sendo superado apenas pelo campeão americano de Triathlon de 1998 (Hunter Kemper)

Clermont, FL

11/04;99

872

6 o

29

1 o

 

***     Considerada a prova de abertura da temporada americana de triathlon e melhor prova de distância olímpica dos EUA e uma das 10 melhores do mundo. É seletiva para o Ironman no Havai e seletiva americana para o Mundial de Triathlon de Longa Distância (1/2 Ironman) na Suécia.

Com apenas 20 anos de idade, o atleta Hugo ficou em 42o. lugar geral entre 923 atletas que terminaram a prova e em 6o. lugar na sua categoria (20 a 24 anos) entre 48 atletas. Fez o 5o. melhor tempo geral no ciclismo e classificou-se para o Mundial de Triathlon de Longa Distância na Suécia, em julho de 99 e em 2000. Tal prova foi disputada pela equipe dos EUA. Não participou  por falta de patrocínio.

 

RESULTADOS REF. AO 1O. ANO DE TRIATHLON (1998 e 1999)

HUGO ALVES PRADO NETO

Competição

Local/data

No. De

Competid.

Geral

Classif.

Geral

No.competid.

Categoria

Classif.

Categ.

Clermont Triathlon Series

Clermont, FL

20/06/99

513

7 o

18

1 o

Clermont Triathlon Series #3

Clermont, FL

08/08/99

544

4 o 

Obteve o melhor tempo em ciclismo

19

1o

Florida Clallenge Triathlon (Meio Ironman)

Clermont, FL

19/09/99

800

15 o

45

1 o

 

 

RESULTADOS TEMPORADA 2000

 

  • Campeão do SEC Cycling 200 (Equipe de Ciclismo da Universidade da Flórida)
  • Líder em pontuação na Série da Flórida na CAT 4 Cycling na temporada de verão
  • 24o. no Rank americano de Triathlon National Ranking 20-24 anos
  • Campeão Estadual (Flórida/USA) de Ciclismo CAT 4-Contra Relógio (40 km).Tempo:55.30 minutos /5o.melhor tempo geral incluindo a categoria PRO1,2 (*)
  • 21o. lugar entre 260 triatlhetas de 170 universidades dos Estados Unidos no Campeonato Nacional de Triathlon, realizado nos dias 03 a 07/05/2000 na Califórnia
  • 4o. lugar no Campeonato Estadual Criterium
  • 6o. lugar geral no Clermont Triathlon Series ( o maior nos EUA)
  • 4o. lugar geral e 1o. (20-24 anos) Mad Beach Triathlon melhor tempo no ciclismo
  • 5o. lugar no Campeonato Estadual de Mountain Bike M.Gerais, Brasil
  • 1o. lugar no Lakefront Cycling Race Cat 4
  • 3 o. lugar no Orlando Classic Cycling Race Cat 4
  • 1 o.  lugar no Bayfront Criterium Cat 4
  • 1 o.  lugar no Pre-Championship Criterium (Flórida) Cat 4

 

* Promovido à categoria Cat 3

 

 

RESULTADOS TEMPORADA 2001

 

 

  1. 5o. lugar no Collegiate A, 04/02 UCF race
  2. 2o lugar no Collegiate A, 10/04 Groveland Race
  3. 4o. lugar no Collegiate A, 11/02 VA Hospital Race
  4. 5o. lugar CAT 3, 15o. lugar CAT 1, 2, 3 em 17/03 ORC Weekend Races
  5. 4o. lugar CAT 3, 18/03 ORC Weekend Races
  6. 7o. lugar CAT 3, 25/03 Port Orange Criterium
  7. 2o. lugar CAT 3, 31/03 Bayfront Criterium
  8. 6o. lugar CAT 3, 16o. lugar geral CAT 1,2,3,Chase the Bunny(100miles)Road Race
  9. 1o. lugar no Collegiate A, 07/04, Goergia State Weekend
  10. 1o. lugar no Collegiate A , 08/04 Georgia State Weekend
  11. 2o. lugar no Collegiate A, 26/04, SEC Championship Weekend (RR) da Universidade da Georgia
  12. 2o.lugar no Collegiate A, 27/04, SEC Championship Weekend (Crit) na Universidade da Georgia

 

*** Campeão individual Homens no SEC Collegiate A

  1. 1o. lugar CAT 3, 3o. lugar geral CAT 1,2,3 em 13/05, Sunshine State Games

 

*** Campeão do Sunshine State Games CAT 3

 

14. 1o. lugar no Collegiate National Championship Road Race, 20/05 Colorado  Springs

       (165 competidores)

15. 1o. lugar categoria elite em Minas Gerais, Brasil (Campeonato Estadual de Corrida de   Estrada) em 23/06

16. 3o. lugar Categoria elite em Minas Gerais, Brasil (Campeonao Nacional Criterium) em 24/06

17. 9o. lugar corrida de mountain bike, Brasil em 01/07

18. 5o. lugar corrida de mountain bike em 05/08

19. 2o. lugar corrida de mountain bike (55 milhas) em 19/08

20. 2o. lugar CAT 3, em Stuart Crit, Florida em 25/08

21. 1o lugar CAT 3 em Stuart RR, Florida em 26/08

 

 

*** PROMOVIDO CATEGORIA CAT 1,2

 

1                    14o. lugar no Sanford Criterium

2                    4o. lugar PRO 1,2 EM Defuniak Springs RR , Set 2001

3                    7o. lugar PRO 1,2 em Defuniak Springs TT, Set 2001

4                    7 o. lugar PRO 1,2 Defuniak Springs Circuit, Set 2001

5                    5 o. lugar PRO 1,2 Omnium Points em Defuniak Springs Races

6                    16 o. lugar PRO 1,2 Trial at Cycle Fest, West Palm Beach, Out/2001

7                    16 o. lugar PRO 1,2  em Twilight Criterium no Cycle Fest, West Palm Beach em

Out/2001     

8                    11 o. lugar PRO 1,2 at NRC race no Cycle Fest, West P. Beach, Out/2001

9                    11 o. lugar PRO 1,2 at Battle of O Crit, Dade City, 14/10/2001

10                 25 o. lugar PRO 1,2 no International Cycling Invitational Crit, Miami,20/10/01

11                 11 o. lugar PRO 1,2 AT US PRO CYCLING Tour Grand Finale, Miami/FL

21/10/2001 NCR race

 

 

RESULTADOS TEMPORADA 2002

 

 

 

Apesar de estar na categoria profissional (CAT 1) de ciclismo apenas há 01 ano e correndo sem apoio de time, Hugo participou em mais de 80 competições profissionais nos EUA e coletou ótimos resultados, tais como:

 

1.                  1o. no CAT 2 na Cascade Cycling Classic (stage race) na pontuação geral Oregon USA/02, válido pelo campeonato nacional americano

2.                  1o. ciclista amador (que não tem contrato com um time profissional) na pontuação geral na Cascade Cycling Classic, Oregon USA/02, válido pelo campeonato nacional americano

3.                  2o. no Spring Criterium, Colorado-USA Março/02

4.                  2o. no Bill Boné Grand Prix West Palm Beach/FL-USA Out/02

válido pelo campeonato nacional americano

5.                  4 o. no Platte Bridge Stage Race Criterium, Wyoming-USA Maio/02

6.                  5 o. no City Park Criterium, Colorado-USA Junho/02

7.                  6o. no Twillight Criterium Florida/USA Out/02, válido pelo campeonato nacional americano

8.                  6 o.  no Campeonato Nacional Americano universitário, Contra Relógio de time

9.                  7o. no Cascade Classic, em Oregon-USA, Stagio 4, válido pelo campeonato nacional americano

10.               10o. no Campeonato Stadual do Colorado/USA depois de escapar por mais de 40 minutos com Plamen Stoyanoviv do time da Mercury e depois também de atacar na penúltima volta da corrida

11.               11o. no Cycle Fest na Florida/USA, em 01.10.02, válido pelo campeonato nacional americano

12.               11o. no Miami Cycling Classic, Florida/USA, em out/02, válido pelo campeonato nacional americano.Escapada com ciclista da US postal Antonio Cruz

13.               11o. no Cascade Classic, Oregon/USA, Stagio 1, válido pelo capeonato nacional americano

14.               11o. no Campeonato Nacional Americano Universitário 2002, Colorado/USA

15.               11o. no Tour de Toona, Pennsylvania/USA em Julho/02, Stagio 4, válido pelo campeonato nacional americano

16.               14o. no Cascade Classic, Oregon/USA, Stagio 5, válido pelo campeonato nacional americano

17.               14o. no Cascade Classic, Oregon/USA, Stagio 6, válido pelo campeonato nacional americano

18.               15o no Cascade Classic Classificação Geral profissional

19.               16o no Cascade Classic, Oregon/USA, Stagio 2. Considerado o dia mais dificil de corrida nos EUA no ano de 2002 pela revista Velo News, devido à alta temperatura e à subidas de mais de 25 km de distância. Hugo escapou com os melhores ciclistas americanos na última subida, incluindo Danny P. (campeão mundial sub 23), Michael Creed (campeão nacional americano) Tim Johnson (campeão nacional de Cycle cross), John Leswyn (2o. colocado no pré-olímpico de 1996, sendo que Lance Armstrong foi o primeiro colocado).

20.               19o. no Fitchburg Longsjo Classic Stage Race, Boston/USA, Stagio 4, válido pelo campeonato nacional americano

21.               19 o Tour de Toona em Julho/02, Stagio 3, válido pelo campeonato nacional americano

22.               28o no Tour de Toona Classificação geral entre 200 ciclistas profissionais, mesmo depois de perder 9 minutos com problema mecânico no segundo estágio

23.               30o. no Saturn Cycling Classic, considerada a corrida de 1 (um) dia mais dificil do mundo. Mesmo correndo de MTB por mais de 40 km, conseguiu esta classificação.